Informações importantes - Gatil Flauschige
Informações importantes - Gatil Flauschige

press to zoom
Informações importantes - Gatil Flauschige
Informações importantes - Gatil Flauschige

press to zoom
1/1

Diferenças entre Persa e Exótico

Ambas raças são extremamente carinhosas e companheiras. A principal diferença é o comprimento da pelagem, o que difere cuidados. 

O Persa tem pelagem longa e fina, requer escovação mínima de três vezes na semana para retirar pêlos mortos e prevenir nós, além disso, é necessário banho a cada 20 dias ou no mínimo uma vez ao mês. Na fase adulta é bastante dorminhoco durante o dia.

O Exótico tem a pelagem curta e grossa, requer escovação uma vez na semana para retirar pêlos mortos e banhos podem ser mais espaçados, a cada 40 dias ou no mínimo de dois em dois meses. Na fase adulta continua tão brincalhão quanto filhote, tendo mais energia para gastar do que o Persa. 

O cuidado em comum é a limpeza dos olhos e focinho diariamente, pois por serem animais braquicefálicos (focinho achatado) criam lágrima nessa região.

Macho ou Fêmea?

Muitas pessoas entram em contato com um pensamento de que fêmeas são mais carinhosas do que os machos. Esse é um pensamento equívoco, uma vez que nossos filhotes são entregues já esterilizados, sem influências de hormônios que em períodos de cio mudam o comportamento do animal, isso é indiferente. Assim como cada ser humano é único em sua personalidade, o mesmo acontece com os gatos, alguns gostam mais de colo, outros preferem brincar de caçar e isso independe do sexo e sim da personalidade do gatinho. Costumamos observar como cada gatinho manifesta sua personalidade e com isso direcionar o ideal para as respectivas famílias. O comportamento é influenciado também pela forma com que os gatos são criados do nascimento a entrega, bem como fatores genéticos. É imprescindível que nossas matrizes e padreadores tenham o comportamento e docilidade esperados para o standart da raça e isso também faz parte do nosso melhoramento genético.

Que cuidados precisamos ter com os gatinhos?

Persas e Exóticos precisam de alimentação de qualidade, ração Super Premium, nós entregamos os filhotes comendo ração Royal Canin Mother & Babycat que deve ser mantida até os 12 meses de idade e na fase adulta utilizada a ração de mesma linha porém específica para gatos persas adultos ou gatos castrados. Jamais mude a ração que o gatinho cresceu acostumado a comer no gatil logo após ele chegar em sua casa pois isso pode causar gastroenterites graves. 

 

É importante  ter consciência de que por se tratarem de gatos da raça persa ou exótico, ou seja, braquicefálicos (focinho ‘achatado’), é necessário higienizar a região do nariz e olhos do gatinho diariamente com algodão levemente umedecido em água para limpar a lágrima ácida e posteriormente secar muito bem a região com papel higiênico, sem deixar entrar água nas narinas. Essa higiene diária mantém os olhos e a pele do gatinho saudável. 

Sabemos que comedouros de plástico são lindos e atrativos, porém, para a saúde do gatinho, é importante que seus comedouros sejam de inox, pois esse material mantém o sabor da ração por mais tempo além de prevenir acne felina.

Os filhotes do Gatil Flauschige são habituados com a areia sanitária Pipicat. Todo gato deve ter seus dejetos retirados diariamente, uma vez que gatos são animais muito higiênicos, se a caixa de areia estiver suja, ele não irá evacuar naquele local, podendo ficar segurando fezes ou xixi ou procurar outro local para fazê-lo. Mudar o tipo de areia para granulado de madeira ou sílica durante o período de adaptação corre o risco de que o gatinho faça as necessidades em local inadequado por não estar acostumado com esse tipo de grão. Para ofertar novo tipo de areia deve-se deixar uma caixa com a areia que o filhote está acostumado e uma segunda caixa de areia com o novo tipo para que seja feita uma adaptação gradual. Além disso se sua casa ou apartamento é muito grande, deve-se ter mais de uma caixa de areia espalhadas em diferentes ambientes para também evitar que o gatinho não consiga chegar a tempo na caixinha e faça em local inadequado.

É necessário escovar o gato com pente de inox e rasqueadeira a fim de evitar nós na sua pelagem e remover pêlos mortos. Quando um Persa ou Exótico não tem uma rotina de escovação pêlos mortos se acumulam, se unem e formam nós muito difíceis de serem retirados que causam muita dor e problemas de pele, tendo como última opção a tosa. Além disso a ingestão exacerbada de pêlos durante a lambedura higiênica dos gatinhos forma tricobenzoar (bolas de pêlo) em seu trato gastrointestinal, podendo levar a obstrução e o animal ter que ser submetido a cirurgia. Quando vemos exemplares lindos com pelagem exuberante, devemos saber que eles não ficam lindos daquele jeito ao natural, é necessário uma rotina de cuidados com a pelagem deles.

Também é necessário manter as unhas cortadas, recomendamos corte 1x na semana. Caso opte por levar em PetShop prefira locais onde o banho é assistido, para ter certeza de que o gatinho não terá contato com outros animais (evitando contágio com vírus, bactérias, fungos e parasitos) e será tratado de forma carinhosa e respeitosa durante o banho. Nós do Gatil Flauschige trabalhamos com banhos para gatinhos de nossa criação que moram em Porto Alegre e Região com tele busca. Se informe! Temos um lindo espaço dedicado para que o banho seja feito de forma segura, relaxante e tranquila. 

O animal não deve ter acesso à rua em hipótese alguma, gatos não tem necessidade de dar “saidinhas” isso é uma cultura muito equivocada que deve ser combatida. Gatos que tem acesso a rua podem contrair inúmeras doenças como Fiv (aids felina) e Felv (leucemia felina), fungos, bactérias, além de correr risco de vida ao se envolver em brigas com outros gatos, com cães, ser atropelado ou até mesmo roubado. Ter a residência com janelas e sacadas teladas evita fugas e até mesmo morte, em caso de quedas de janelas e sacadas de apartamentos. Um filhote será um membro da sua família, fará parte dela por anos e por isso prezamos pela posse responsável. Queremos que nossos bebês saiam de nossa casa e vivam em uma família tão zelosa e protetora quanto a nossa. 

Enriquecimento ambiental é muito importante! Gatifique a sua casa! O gatinho é acostumado a brincar com diversos tipos de brinquedos, alguns são mais seguros como bolinhas e arranhadores. Evite brinquedos que tenham partes que o gato possa arrancar e engolir, como pedaços pequenos e até mesmo fios. Varinhas não devem ser deixadas sozinhas para o gato, devem ser utilizadas entre uma brincadeira juntamente com o humano pois o gato pode se enrolar e acabar se enforcando na corda/elástico da varinha. No gatil temos playground de parede em que as prateleiras tem a altura de no máximo 1m e 70cm pois persas e exóticos são gatos bobos, geralmente não muito habilidosos ou com desenvoltura e que podem se machucar gravemente ao cair de grandes alturas. Por isso tenha cuidado! 

Porque nossos filhotes são entregues somente castrados?

A primeira coisa que se deve entender é que a criação é a preservação e o melhoramento genético de uma raça. O grupo Persa compõe as raças de gato mais populares (persa, exótico e himalaio) que tem um standard que nós criadores responsáveis prezamos e tentamos chegar o mais perto do ideal, em relação ao fenótipo, a saúde e ao temperamento do gato. São necessários anos de dedicação, estudo e muito investimento financeiro para criar de forma correta. Ao entregarmos filhotes castrados nós estamos preservando a raça que criamos, a nossa genética que é cuidadosamente construída selecionando os melhores exemplares para gerarem os filhotes. Criar está muito longe de simplesmente "colocar dois gatos para cruzar"! Existem muitos outros aspectos que englobam esse processo. Os gatos precisam passar por exames, ter o score corporal ideal, não ter características indesejadas como nó na cauda, torção de mandíbula, não devem portar genes de doenças, etc. Meus filhotes, ao serem entregues castrados, estão sendo protegidos de pessoas que tem como intenção simplesmente vender filhotes sem cuidado algum, sem se preocupar com o padrão, temperamento, saúde, de pessoas irresponsáveis e ambiciosas. Famílias que querem a companhia de um bebê tão especial ficam felizes em já receber um filhote castrado. 

Caso você queira criar de maneira correta deve-se filiar a um clube internacionalmente reconhecido, estudar muito, investir em exemplares com boa genética, saúde e com certeza ficarei feliz em ajudar, quanto mais criadores idôneos mais a raça é valorizada!